O Projeto

    A ideia do projeto surgiu a partir do filho de 12 anos da Alinye que estava participando de um torneio de sustentabilidade oferecido pela Alpha Lumen em parceria com uma grande empresa do Vale do Paraíba.

    O projeto chamou atenção da professora Flavia Shiwa que juntamente com a professora Alinye Amorim decidiram tirar a ideia do papel e partir para a ação.

Alinye Amorim e Flavia Shiwa

    Elas fazem parte da Pastoral da Educação da diocese de São José dos Campos, e por meio da pastoral a Ir. Mônica, diretora do Colégio Nossa Senhora Aparecida, tomou conhecimento do projeto e cedeu um espaço no colégio para a implementação do projeto. 

    A partir desse ponto muitos apoiadores abraçaram a causa doando seus conhecimentos e habilidades e ajudando a arrecadar roupas, araras e cabides para tornar possível esse sonho.

    No dia 31 de agosto de 2021 foi inaugurado o Roupa Descolada e desde então muitos jovens de São José dos Campos se tornaram adeptos da moda sustentável e trocam suas roupas, aproveitando ao máximo cada peça e repensando a necessidade do consumo.

    As professoras também oferecem palestras para os jovens sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os impactos que a indústria da moda causam no meio ambiente e como mudar essa realidade.